top of page
  • Foto do escritorGeórgia

Prancha Alfabética para aprender a escrever Letras Cursivas


Dominar o sistema de escrita cursiva é uma habilidade que pode e deve ser trabalhada no processo de alfabetização. E não é apenas por uma questão de conhecer as diversas grafias do alfabeto prevista para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela BNCC. Dominar a convenção gráfica da letra cursiva produz muitos benefícios, desde a aprimoração da coordenação motora fina ao desenvolvimento pelo gosto da leitura e escrita. Além disso, a criança que domina a escrita cursiva está propensa a ter menos erros de ortografia por causa da memória motora que a letra cursiva proporciona.


Além do desenvolvimento psicomotor adquirido pelo desenho das letras, a escrita cursiva promove benefícios para o desenvolvimento da memória, do pensamento rápido e da fluição de ideias, pois as letras conectadas estão intimamente ligadas a pensamentos conectados.


Ligar as letras umas às outras não se restringe meramente a uma escrita estética e não é um trabalho fácil. Requer concentração, destreza, habilidades motoras, espaciais, rítmicas e cognitivas. E é por isso que se deve trabalhar habilidades que antecedem a letra cursiva, como: movimento de pinça, traçado de linhas (horizontais, verticais, diagonais), pontilhados e outros.


Recurso Pedagógico: Prancha do Alfabeto Cursivo


Para dominar a escrita cursiva, muitos professores lançam mão de folhas impressas de alfabeto pontilhado para as crianças praticarem o traçado das letras. Há também os cadernos de caligrafia em que os pequenos ficam cobrindo uma letra várias vezes. Nesse processo, gastamos a acumulamos várias folhinhas. E isso pode ser substituído pela “Prancha do Alfabeto Cursivo” que é um recurso pedagógico permanente, prático, super econômico e fácil de confeccionar.


A prancha do alfabeto cursivo permite que a criança domine o traçado das letras cursivas maiúsculas e minúsculas de maneira integrada, pois as letras não são apresentadas isoladamente. Além disso, esse recurso pode substituir inúmeras folhas de letras pontilhadas, já que as letras podem ser escritas e apagadas.


Há quem possa criticar esse trabalho de cobrir as letras por achar didaticamente tradicional. Porém, a aprendizagem da letra cursiva envolve processo de imitação, repetição e muita persistência!


 

Se você leu até aqui, curte, comente, compartilhe e envie-nos sugestões.

Siga as nossas redes sociais para mais novidades.

Abraços e até a próxima!





32 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page