Que tal vivenciarmos a poesia na Educação Infantil? Com esse recurso de poema na lata “As Borboletas” de Vinícius de Moraes, podemos trabalhar alguns objetivos de aprendizagem e desenvolvimento que vão desde o reconhecimento da diversidade, exploração de cores e formas, e transformação do ciclo de vida da borboleta.
Confira no vídeo abaixo como podemos declamar o poema utilizando o recurso da lata:
De que maneira posso trabalhar com esse recurso pedagógico?
Várias atividades podem ser desenvolvidas após a contação do poema “As Borboletas”. Tudo irá depender do seu objetivo em sala de aula. O poema pode ser tema central para desenvolver um projeto na Educação Infantil. Pensando nisso, elaboramos algumas dicas de atividades relacionadas aos cinco campos de experiência propostos pela BNCC:
O eu, o outro e o nós
Assim como as borboletas do poema apresentam cores e características diferentes, uma sala de aula também é diversificada. Trabalhe as diferenças de tom de pele, olho, cabelo, altura, dentre outros, sempre enfatizando o respeito por cada um. Utilize o recurso do espelho para que as crianças percebam a si mesma e aos outros.
Construa um “poema das características” com as crianças. Confeccione um caderninho da turma em que as crianças irão representar a si mesmas com um desenho e uma frase que lembrem uma característica dela. Exemplo: “Ana gosta muito de dança”.
Corpo, gestos e movimentos
Desenvolva atividades corporais com as músicas: “As borboletas” de Adriana Calcanhoto, “Borboletinha”, “A borboleta e a Lagarta” de Palavra Cantada e “Borboleta” de Eron Mattos. Procure imitar os gestos das borboletas.
Desenvolva a brincadeira Par de Borboletas.
Imprima pares de borboletas nas cores que são apresentadas no poema. Com fita adesiva, cole uma borboleta nas costas da criança e lhe fale a cor. Faça sequência de desafios que envolvam movimentos, onde a criança poderá:
· Procurar uma borboleta da mesma cor e fazer dupla;
· Procurar duas borboletas da mesma cor e fazer grupo de três;
· Fazer par com a borboleta de cor amarela (veja quais foram as crianças que não conseguiram formar par. Repita o mesmo desafio com outra cor);
· Formar grupos de acordo com a cor das borboletas.
Traços, sons, cores e formas
Em roda, crie sequência de sons para a música “As borboletas” de Adriana Calcanhoto, utilizando diferentes recursos, como: colheres, latas, garrafas pets pequenas, dentre outros.
Trabalhe as cores das borboletas apresentadas no poema. Enfatize por meio de perguntas a qual borboleta pertence a caraterística de franca, alegre, bonitinha etc.
Produção Artística:
Faça pintura de borboleta utilizando tinta guache na palma das mãos das crianças para representar as asas. A pintura pode ser coletiva para a construção de um cartaz ou confecção de um produto final para ser levado para casa.
Escuta, fala, pensamento e imaginação
A contação do poema já constitui como uma atividade que trabalha a atenção, escuta e imaginação da criança. Para estimular o pensamento e criatividade da turma, busque promover uma roda de socialização para saber quais cores de borboleta, além das mencionadas no poema, as crianças gostariam de ser e o porquê.
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Todo ser vivo tem um ciclo de vida. Trabalhe o processo de metamorfose com a música “A borboleta e a Lagarta” de Palavra Cantada. Se possível, arranje uma lagarta para as crianças observarem o terceiro e último estágio do ciclo de vida de uma borboleta. Caso não seja possível, há vídeos didáticos na internet que mostram de forma simples esse processo.
Indicação de vídeo:
Ciclo de vida da borboleta: https://www.youtube.com/watch?v=oaJH-UGnlpc&feature=emb_logo
ATENÇÃO: As atividades para cada campo de experiência não devem ser trabalhadas separadamente. Todos os campos estão relacionados entre si.
Se você leu até aqui, curte, comente, compartilhe e envie-nos sugestões.
Abraços e até a próxima!
Kommentare