top of page
  • Foto do escritorGeórgia

Caixa Misteriosa na Educação Infantil. Como utilizar?


É natural muitas professoras da Educação Infantil diversificarem os recursos didáticos para atrair a atenção das crianças durante as aulas, deixar um conteúdo mais interessante, tornar lúdica certa história e assim por diante. Mas, esse processo de sempre trazer novidades durante o ensino pode acarretar uma exaustão para os professores, principalmente para aqueles que confeccionam o seu próprio material. É por isso que nesta matéria iremos apresentar para você a “Caixa Misteriosa”, que é um recurso pedagógico capaz de substituir outros recursos.


O que é a Caixa Misteriosa?


A Caixa Misteriosa é um recurso pedagógico que pode esconder várias coisas. Na rotina da Educação Infantil ela é excelente para a didática da professora, já que incentiva a curiosidade da criança e desperta interesse, fazendo com que os pequenos prestem mais atenção e participem das atividades propostas. Como dito, a Caixa Misteriosa é um recurso que pode substituir outros tantos, como:


✒️Caixa Surpresa; ✒️Caixa Sensorial;

✒️Caixa de História.


Como posso utilizar a Caixa Misteriosa na sala de aula?


Dependendo da atividade, a professora pode utilizá-la de forma individual ou coletiva.


Forma Individual


De forma individual, podemos estimular o desenvolvimento sensorial do tato da criança. Para isso, pode-se colocar dentro da caixa determinado objeto a fim de que a criança utilize somente as mãos para tentar adivinha-lo.


Parece ser uma atividade tão simples, né? Mas, para os pequenos, é algo bastante desafiador e divertido. Além disso, através dessa atividade conseguimos estimular a ativação neural do cérebro infantil, uma vez que a criança buscará associar o formato, tamanho e textura do objeto a outros instrumentos que fazem parte do seu repertório.


Forma Coletiva


De forma coletiva, podemos instigar as crianças para que adivinhem o que colocamos dentro da caixa. Para que elas consigam adivinhar, é importante que apresentemos algumas pistas. Podemos dizer que tal coisa pertence a um grupo (fruta, material escolar...), possui uma cor x, serve para tal coisa... Podemos também balançar a caixa para que as crianças percebam se o som emitido é de um objeto pesado ou leve.


Para apresentar uma história infantil, a Caixa Misteriosa serve para guardar várias personagens. Para deixar o momento de contação mais interessante, podemos pegar um personagem de dentro da caixa e instigar as crianças a descobrirem qual história elas acham que iremos apresentar. Enfim, há uma infinidade de atividades que podemos utilizar a Caixa Misteriosa como eixo norteador de trabalhos diversos.


Viu só como podemos desenvolver muitas atividades diversificadas utilizando apenas um recurso pedagógico?


 

Se você leu até aqui, curte, comente, compartilhe e envie-nos sugestões.

Siga as nossas redes sociais para mais novidades.

Abraços e até a próxima!



28 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page